top of page

HOMENAGENS

Este ano o SEMINÁRIO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO (SEPE) homenageia três personalidades que nos ajudam a compreender o contexto atual em que a Universidade Pública está inserida e sintetizam o pensamento dessa edição, que tem como tema: "Universidade e Você: Trabalho, Inclusão e Liberdade". Como parte desta homenagem, renomearemos, apenas durante o evento, os auditórios que pertencem ao Campus do Ceres, em Caicó. Cada um receberá o nome do (a) respectivo(a) homenageado(a), simbolizando o tema do evento. Sendo assim o Auditório da Pós-Graduação, durante o evento, será chamado de Auditório Muirakytan K. de Macedo, o Anfiteatro do Ceres, será renomeado para Anfiteatro Marielle Franco e o Auditório do Ceres se transformará no Auditório Ione Diniz. Ao término dessa edição, os auditórios recebem novamente seus nomes de origem.
Conheça mais sobre nossos homenageados:

Ione Rodrigues Diniz Morais

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), mestre (1998) e doutora (2004) em Ciências Sociais pela referida instituição. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde desenvolve atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão. No âmbito da gestão, é Secretária Ajunta de Educação a Distância da UFRN e Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado Profissional, cuja área de concentração é Ensino de Geografia.

WhatsApp Image 2019-04-16 at 20.35.12.jp
1521080376_531337_1521142141_noticia_nor

Marielle Franco

Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, mulher, negra, mãe e “cria” da favela da Maré, no Rio de Janeiro.  Socióloga, política, feminista e defensora dos direitos humanos brasileira. Foi eleita Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo PSOL, com 46.502 votos. Foi também Presidente da Comissão da Mulher da Câmara.  No dia 14/03/2018 foi assassinada em um atentado ao carro onde estava.  13 Tiros atingiram o veículo, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes. Quem mandou matar Marielle mal podia imaginar que ela era semente, e que milhões de Marielles em todo mundo se levantariam no dia seguinte.

Muirakytan K. de Macêdo

Muirakytan K. de Macêdo, historiador caicoense, considerado pelo meio acadêmico como um dos maiores intérpretes do Seridó, capaz de traduzir a “personalidade de uma região”.

Muirakytan nasceu em Caicó em 1964. É historiador com doutorado em Ciências Sociais e professor de História do CERES/UFRN. O autor já publicou A última versão do Seridó: espaço e história no regionalismo seridoense; Caicó – uma viagem pela memória seridoense; Organizou os livros: Tronco, ramos e raízes! : história e patrimônio cultural do Seridó negro; Acari; Mestres do Seridó – Memória; Colégio Diocesano Seridoense : imagens do tempo e do espaço escolares; História & Memória da Câmara Municipal de Caicó e  Partícula elementar(poemas) além do livro de poemas Mar Interior, com ilustrações também de sua autoria.

WhatsApp Image 2019-04-16 at 20.38.53.jp
bottom of page